• Blog Carolina Brasil

SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ SEDIA O "I FESTIVAL DE CINEMA DE MARACANGALHA", que começa na sexta-feira



Por Ro Wolfl/Alemanha

Nos dias 21, 22 e 23 de outubro irá acontecer o I FESTIVAL DE CINEMA DE MARACANGALHA, em São Sebastião do Passé, Ba.

O Coquetel de lançamento do festival será no dia 21, sexta, as 19h, na sede da AMAM – Associação de Amigos e Moradores de Maracangalha.

O I FESTIVAL DE CINEMA DE MARACANGALHA tem sete padrinhos oficiais os artistas Vivian Duarte, Celso Taddei, Breno Guimarães, Marcos Wainberg e o Vice Governador da Bahia, João Leão, bem como as pedagogas Diana Cunha e Valéria Vaz.


“Os padrinhos abraçaram o projeto e lutaram por ele. Sem eles seria impossível realizar o I FESTIVAL DE CINEMA DE MARACANGALHA. Não foi fácil todo o processo, foram meses muito difíceis, com muitas dores e muitas pessoas maléficas tentando destruir o projeto.. Mas vencemos. Deus está no comando. Eu agradeço a Deus e aos padrinhos, de coração. Outra pessoa que ajudou muito foi a professora Cristina Cerqueira, moradora de Maracangalha. Gratidão é o meu sentimento ” afirma a produtora do festival, Rada Rezedá.


Cristina Cerqueira, professora


Com produção da Rada Comunicativa – Rada Rezedá , Tábita Rezedá e Cassiano Rios, o 1º Festival de Cinema de Maracangalha, terá um caráter não competitivo, apenas exibitório, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer e apreciar filmes dirigidos por produtores brasileiros e de outros países, bem como os 6 filmes rodados na própria Maracangalha, pelos cineastas e produtores Rada, Beto e Tábita, entre os anos de 2007 e 2019.

Serão exibidos 18 filmes, dentre eles um filme de um cineasta residente na Alemanha, Ricardo Eche, com seu lindo curta metragem Lembranças do Futuro / Memories of Future.




Em 2023, já em sua segunda edição, o Festival de Cinema de Maracangalha, terá o modo competitivo e aberto aos produtores de cinema do Brasil e do mundo. O 1º FCM terá seu coquetel de lançamento oficial no dia 21 de outubro, sexta-feira, com a presença dos artistas Marcos Wainberg, que dirigiu o filme Maracangalha, Eu Vou! em 2019; Anselmo Vasconcelos, que dirigiu o filme Alô Boys, apresentado em festivais fora do Brasil; Celso Taddei, roteirista da Rede Globo por 20 anos e roteirista chefe do Zorra; Vivian Duarte (a bruxa Pandora do canal de Luccas Neto e preparadora de elenco do canal Lucas Toon); Breno Guimarães, o lutador de boxe da novela A Dona do Pedaço; participou do longa Meu Nome Não é Johnny; e atualmente está na novela Reis, Record. Esses artistas se preparam, também, para rodar um longa no próximo ano e já começam a sondar elenco e locações. Os cinco artistas chegam a Salvador, segunda, dia 15 de outubro para começar a rodar o filme curta Maracangalha, Meu Amor. Em 18 /10, terça-feira, os artistas ministram workshops de cinema, interpretação e roteiro. Na quarta, 19/10, continuarão a rodar o filme curta que tem direção e roteiro de Rada Rezedá e Tábita Rezedá. E em 21/10, às 19h, participam do coquetel de lançamento do festival sob a música da Lira de Maracangalha e do Samba de Maracangalha. O evento será apenas para 120 convidados: artistas, políticos e pessoas do povo. No dia 22/10, pela manhã, terá uma cavalgada pela Vila de Maracangalha - serão mais de 30 cavalos de raça pelas ruas; algumas cenas do filme serão gravadas durante a cavalgada.  Já no dia 22/10, sábado, das 15 às 19h, em Salvador, os artistas Marcos Wainberg, Vivian Duarte, Celso Taddei e Breno Guimarães estarão num Podcast ao vivo e um Show de Humor, com a presença de Rada Rezedá, em sua versão atriz, e um cantor da música baiana. O ingresso para o público que, além de assistir ao show de humor, poderá também bater papo com os artistas, custa R$ 80,00, individual e preço único. O público em geral, inclusive crianças que queiram conhecer e conversar com a Bruxa Pandora do canal do Luccas Neto, deve adquirir ingresso com antecedência, através dos celulares (71) 99357.1078 ou (71) 98846.8994. Ainda sobre o filme Maracangalha Meu Amor – Será um filme de estreias - A jovem Sofia Lima, de apenas 16 anos, fará a sua estreia como atriz no cinema ao lado de artistas com vasta experiência na TV e Cinema nacional; a cineasta Tábita Rezedá, que respira TV e cinema desde seus 4 aninhos, fará sua estreia oficial no cinema como diretora; o jovem arquiteto Cassiano Rios, que é o designer de todo o projeto (filme e festival), fará sua estreia como ator, e Cristina Cerqueira, moradora e professora de Maracangalha, estreando como assistente de produção. É um projeto com muitas novidades!


(atores estreantes)


Tábita Rezedá

Estreando na direção do filme


As delegadas de polícia civíl Patrícia Nuno e Marita Souza também estreiam como atrizes do filme MARACANGALHA, MEU AMOR!



Os atores Patrícia Cortizo, Jaime Cunha, Mônica Carbonell e Wagner Greenhalgh fazem participação especial no filme.



O filme Maracangalha, meu amor! Tem a fotografia still de Rosa Tunes.

E a maquiadora Dane Sotnas e o cabeleireiro Vovô Perez que vão cuidar dos atores do filme.



Maracangalha se prepara para receber um público expressivo durante o seu primeiro festival de cinema e a comunidade está muito feliz. A gravação do filme Maracangalha, meu amor! Também vai movimentar a vila. Afinal, Maracangalha é romântica, leve e tem cinema em sua história desde o início do século XX.

A produção executiva do filme Maracangalha, meu amor! e do I Festival de Cinema de Maracangalha é da Rada Comunicativa.

As empresas apoiadoras do I Festival de Cinema de Maracangalha são: Coca-Cola, Central de Outdoor, Uranus 2, Psiu!, Food Park, Cheiro de Flores, Gassi, I9 Realizações, M9 3D, Marcelle Rêgo, Quintal da Mangueira, Recanto Ana Lara, BSA Bebidas Sem Álcool, Stille Shop, Artesanal Estúdio e Z6 Náutica.