• Blog Carolina Brasil

O SEGUNDO MAIOR MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO BRASIL DE PORTAS ABERTAS EM 2022


Por Rada Rezedá Museu de Kard, localizado em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, numa área de aproximadamente meio milhão de metros quadrados, o segundo maior museu de arte contemporânea do Brasil se prepara para a inauguração oficial muito em breve, no início de 2022, apesar de já possuir algumas áreas abertas à visitação do público.

Vitória da Conquista é considerada a porta de entrada para a Chapada Diamantina, região que recebe turistas de todo Brasil e do mundo. Localizado na rodovia BA-262, o Museu de Kard possui duas galerias e 700 obras de esculturas a céu aberto. O projeto arquitetônico resolve questões de ordem funcional e de ordem estética, observando os contextos físico, cultural, socioeconômico e tecnológico: A obra Tributo a Mondrian, um cubo localizado logo na entrada, é o setor administrativo do museu, bem como a loja e o auditório; a obra Ascenção, uma pirâmide que remete a evolução humana, é também uma galeria de artes, e assim acontecem com outras obras. O projeto paisagístico do Museu de Kard valoriza as espécies endêmicas (madeira nova, favaca, canjão, dentre outras nativas da região), espécies exóticas e está trabalhando na revitalização de uma riacho e de uma lagoa existentes no local.

São 700 obras de escultura e duas galerias: Pirâmide, abrigará permanentemente 750 obras do idealizador do museu, Allan de Kard, e a galeria Mix, que receberá peças de vários outros artistas,

A galeria Mix foi inaugurada em 4 de novembro último com a Expo Arte Conquista, que dispõe de 80 obras artísticas em homenagem aos 181 anos da Jóia do Sertão baiano, a cidade de Vitória da Conquista. Os artistas expositores são: Valéria Vidigal, Alex Emmanuel, Domício Campos, Lilian Morais, Romeu Ferreira e o próprio Allan de Kard. A Expo Arte Conquista esteve aberta, gratuitamente, ao público até 15 de dezembro de 2021.

Na entrada do Museu de Kard o visitante é recebido pela imagem majestosa da Arara Canidé. Também conhecida como Arara-Amarela, vive em bandos, é monogâmica e muito encontrada em todo o Brasil.

Arara Canindé Flor do Cacau, do artista plástico Mário Cravo. Esta obra foi doada ao Museu de Kard, pelo próprio escultor, que também criou o Cristo Nordestino, localizado em Vitória da Conquista, com feições nordestinas, que relembra a situação econômica e social da população sertaneja, e possui 33 metros de altura. O monumento foi inaugurado em 1980.

Flor do Cacau

Cristo Nordestino O Conselho trata do exercício de poder. São treze membros de um conselho, o presidente ao centro e