• Blog Carolina Brasil

Pedagoga sergipana vai ensinar Português aos brasileirinhos que moram em Viena, com apoio da Embaixa


Embaixador Ricardo Neiva Tavares e a pedagoga Vanessa Noronha Tölle

No último dia 26 de maio de 2018, o embaixador do Brasil na Áustria, Ricardo Neiva Tavares, cortou a faixa inaugural da sala onde acontecerão atividades em língua portuguesa da Verein (Sociedade) PAPAGAIO. Esta sala fica no Espaço Cultural do Brasil, criado na gestão do embaixador, Ricardo Neiva Tavares, que vem apoiando de forma extraordinária a cultura do Brasil na Áustria.

A embaixatriz, Cecília Tavares, participou das atividades e recepcionou de forma carinhosa as famílias que se fizeram presentes.

Embaixador Ricardo Neiva Tavares inaugura o espaço onde as aulas de Português

De acordo com a responsável pela PAPAGAIO, a pedagoga Vanessa Noronha Tölle, neste espaço acontecerão aulas para todas as idades, inclusive, um grupo para mães e bebês que terão orientação pedagógica para trabalhar o bilinguismo de forma lúdica. Vanessa ainda acrescenta que a língua portuguesa na PAPAGAIO não é vista como disciplina de uma grade escolar, é vista como patrimônio cultural que liberta, integra e reduz o distanciamento dos brasileirinhos com a cultura do Brasil.

Programação especial

Como parte da programação da solenidade de inauguração da sala de aula, que fica nas dependências da própria Embaixada do Brasil, em Viena, a escritora Regina Drummond, fez contação de histórias do livro Seres Fantásticos do Folclore Brasileiro da editora Girassol. O livro foi escolhido pela pedagoga responsável pelo projeto, Vanessa Noronha Tölle.

A escritora Regina Drummond, que mora na Alemanha, é autora de 121 livros infantil e juvenil. Muitos dos títulos são premiados e foram traduzidos para outros idiomas.

Interação e criatividade

Vanessa Noronha Tölle, pedagoga e fundadora da Associação PAPAGAIO, também

desenvolveu uma atividade de pintura com as crianças numa atmosfera de muita animação e integração entre os participantes.

Homenagem

O secretário Lucas Leitão, responsável pelo setor cultural da Embaixada do Brasil, também esteve presente e interagiu com as mais de 30 crianças que vieram participar deste momento FANTÁSTICO e entregou juntamente com a presidente da Associação PAPAGAIO, o título de Patronesse do Projeto Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, a contadora de história e escritora Regina Drummond.

"A Verein PAPAGAIO foi fundada em 2009, com o objetivo do ensino da língua portuguesa e da divulgação da cultura do Brasil no exterior. Lembrando que a PAPAGAIO, desde as suas primeiras atividades na Áustria, contou com o apoio institucional da Embaixada do Brasil", ressaltou Vanessa Tölle.

É claro que neste encontro não faltou a culinária do Brasil que trouxe para os brasileirinhos e à todos os participantes os sabores do pão de queijo e brigadeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sociedade Papagaio.

Fotos: Sonja Kiss e Érika Ferreira


  • Twitter Social Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2017 Carolina Brasil